27 fevereiro, 2007
O Parque Peneda-Gerês a preto e branco
O incêndio provocou graves danos ambientais ao Parque Nacional da Peneda-Gerês. A mata do Ramiscal, uma das áreas mais importantes do parque pela sua biodiversidade, está transformada num manto de cinzas. O reduto da última águia-real que vivia na área protegida, ardeu. Habitats de plantas protegidas como o azevinho e o carvalho-negral estiveram também em risco.
Links
- Parque Nacional Peneda - Gerês - [Site Oficial]
- Peneda Gerês - [Site em Español]
posted by
impactoincendios
às
16:18
0
comentários
Energia Eólica: limpa, mas "ventodependente"

[fonte: http://www.escolaviva.com.br/7serie/aenergia_caio.htm]
posted by
energias
às
16:02
0
comentários
Erosão das zonas costeiras
Como podemos ver na imagem anterior, o dono desta habitação construiu-a em cima de uma duna. À medida que o mar foi avançando, a erosão foi-se intensificando, desgastando, deste modo, o suporte da dita casa. Será, pois, uma questão de tempo até a casa ruir.
posted by
Grupo "Problemas do Litoral"
às
15:47
0
comentários
25 fevereiro, 2007
As áreas artificiais nas zonas costeiras aumentaram...
posted by
Marcelino Lopes
às
00:34
0
comentários
Litoral europeu aproxima-se de "ponto de não retorno" ambiental
Desde princípios do séc. XX, por exemplo, aproximadamente dois terços das terras húmidas europeias (na sua maioria costeiras) desapareceram. O desenvolvimento ao longo do Mediterrâneo criou o "muro mediterrânico" ("Med wall"), expressão que traduz o facto de mais de 50% da costa mediterrânica, segundo o relatório, estar dominada pelo cimento.
posted by
Marcelino Lopes
às
00:01
0
comentários
14 fevereiro, 2007
Consumo irracional da água
Problemas associados com o consumo irracional da água:
Poluição dos recursos:
- Furos no Algarve;
- Incêndios, e consequente desaparecimento da cobertura vegetal;
- Uso de pesticidas e produtos químicos na agricultura;
Gestão dos recursos:
- Não tratamento das águas residuais;
Impermeabilização dos solos nas cidades com o encaminhamento dos recursos hídricos para o mar.
posted by
Grupo Água
às
17:44
1 comentários
13 fevereiro, 2007
Impacto ambiental dos incêndios

Ao longo dos últimos anos, a floresta tem sofrido danos significativos quer em termos de área ardida quer em termos de destruição de espécies singulares.
Uma área devastada por um incêndio florestal sendo sujeita a chuvas intensas, pode tornar-se susceptível e originar mais facilmente outro tipo de riscos, tais como deslizamentos e cheias. Com a destruição da camada superficial vegetativa, os solos ficam mais vulneráveis a fenómenos de erosão e transporte, provocados pelas águas pluviais.
Contibuto de: Joana, Marta, Daniela e Cláudia.
posted by
impactoincendios
às
16:20
0
comentários
Aposte nas Energias Alternativas

O aumento do preço do petróleo, apesar das consequências negativas que teve para a economia, parece ter despertado a Comunidade Europeia, e também Portugal, para a urgência de políticas mais agressivas no campo das energias renováveis. Desde que o preço do petróleo ultrapassou os 40 dólares por barril, a produção de electricidade a partir de fontes de energia renováveis passou a ser bastante mais competitiva. O governo português comprometeu-se a ter, em 2010, 39% do seu consumo eléctrico baseado em energias renováveis, uma meta ambiciosa mas necessária.
Se todos os países adoptarem políticas eficientes em relação à produção de energia de fontes renováveis, menos poluentes, talvez não se verifique a previsão dos cientistas que aponta no sentido de que "nos próximos 100 anos a temperatura média do planeta aumente em cerca de 3º C com consequências ao nível da subida do nível da água do mar e de inundações abrangendo cerca de 80 milhões de pessoas".
Contributo de: Tatiana, Joana Costa, Carla e Daeniela
posted by
energias
às
16:14
1 comentários
Dois exemplos de impactos ambientais negativos em duas cidades:
A cidade de Viana do Castelo encontra-se neste momento num processo de reestruturação da sua vertente urbanística. Nesta medida, o prédio "Coutinho" que se encontra edificado no centro da cidade será alvo de uma demolição com vista a uma redução do seu impacto visual sobre a cidade. Este medida insere-se no âmbito do “Programa Polis”.

(Prédio "Coutinho" em Viana do Castelo)
Esposende:
Esta cidade é caracterizada pela construção de três torres (prédios habitacionais) junto ao areal da praia de Ofir. Prédios estes que se encontram descontextualizados da restante zona habitacional e orla costeira, onde as habitações são geralmente de pequenas dimensões e de altura reduzida, o que provoca um impacto visual negativo.
O “Programa Polis” também prevê a demolição destes “monstros de betão” mas depara-se com diversos problemas de ordem burocrática e financeira.

( Três Torres - Ofir )
"O principal objectivo do Programa POLIS consiste em melhorar a qualidade de vida nas cidades, através de intervenções nas vertentes urbanística e ambiental, melhorando a atractividade e competitividade de pólos urbanos que têm um papel relevante na estruturação do sistema urbano nacional. " - Programa POLIS
Consute programa POLIS
Contributo de: Rui, Sílvia, Sara, Juliana e Ana
posted by
Rui,Silvia, Ana, Juliana, Sara e Filipa(AP-12ºB)
às
16:02
4
comentários
É necessário reciclar mais!

Um dos problemas ambientais por nós identificado é a ainda fraca separação dos lixos domésticos por parte das populações. Este problema tem consequências nefastas sobre o ambiente uma vez que a não separação dos lixos vai repercutir-se numa menor reciclagem de materiais o que aumenta o consumo de recursos naturais. Aparentemente, as pessoas ainda não estão suficientemente sensibilizadas para a importância da reciclagem. As causas são múltiplas: falta de informação, número reduzidos de ecopontos próximos das populações, deficiente formação ambiental, indiferença das pessoas em relação ao problema, etc…
posted by
Política dos 3R's
às
16:02
0
comentários
Litoral Norte Português
Actualmente, o nosso litoral encontra-se ameaçado. As pessoas destroem as dunas para construírem habitações, e não só: em época balnear, a maior parte da vegetação que "segura" as dunas é danificada, pois as pessoas criam "carreiros" nas dunas.
Sem dunas para proteger o avanço do mar, as praias tornaram-se mais pequenas.

[site coastwatch]
Contributo de: Dalila, Sónia, Estefano e Bruno
posted by
Grupo "Problemas do Litoral"
às
15:48
0
comentários
11 fevereiro, 2007
Alunos envolvidos em actividades etwinning
Os alunos foram organizados em diferentes grupos de trabalho, ficando cada um com uma área particular de investigação... Nesta primeira fase do trabalho, o objectivo é identificar os principais problemas ambientais que afectam a Galicia o Norte de Portugal, discutindo as causas e as consequências...
De seguida, apresentam-se os grupos de trabalho formandos: Os problemas ambientais provocados pelos incêndios....
Claudia, Daniela, Joana e Marta.
Por uma política dos 3Rs...
Ricardo, Vera e Olga.
Utilização sustentável da água...
Filipe, Carla, Fábio, Agostinho e Regina.
Impactos das construções sobre a qualidade ambiental das cidades...
Rui, Sílvia, Ana, Sara e Juliana
Os problemas do litoral...
Bruno, Sónia, Dalila e Estéfano.
As Energias alternativas...
Carla, Joana, Daniela e Tatiana.
posted by
Marcelino Lopes
às
02:38
0
comentários
10 fevereiro, 2007
Alunos da Esc. Sec. Póvoa de Lanhoso
Alunos participantes no projecto eTwinning "Desarrollo sostenible en Galicia – Portugal". Alunos do 12º Ano, Turma B (Área de Ciências e Tecnologias).
posted by
Marcelino Lopes
às
02:25
1 comentários