13 fevereiro, 2007

Aposte nas Energias Alternativas

No sentido de reduzir a utilização de combustíveis fósseis e a diminuição da libertação de CO2 para a atmosfera, foi assinado, em 1997, o protocolo de Quioto. Neste protocolo, os países industrializados, comprometeram-se a reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa. Para atingir este objectivo, os governantes têm consciência da importância em investirem em energias mais amigas do ambiente, as energias alternativas. Portugal, um dos grandes utilizadores das energias fósseis, tem vindo a investir nos últimos anos em novas formas de energia, nomeadamente na energia eólica. Mas muito mais é necessário fazer…

O aumento do preço do petróleo, apesar das consequências negativas que teve para a economia, parece ter despertado a Comunidade Europeia, e também Portugal, para a urgência de políticas mais agressivas no campo das energias renováveis. Desde que o preço do petróleo ultrapassou os 40 dólares por barril, a produção de electricidade a partir de fontes de energia renováveis passou a ser bastante mais competitiva. O governo português comprometeu-se a ter, em 2010, 39% do seu consumo eléctrico baseado em energias renováveis, uma meta ambiciosa mas necessária.

Se todos os países adoptarem políticas eficientes em relação à produção de energia de fontes renováveis, menos poluentes, talvez não se verifique a previsão dos cientistas que aponta no sentido de que "nos próximos 100 anos a temperatura média do planeta aumente em cerca de 3º C com consequências ao nível da subida do nível da água do mar e de inundações abrangendo cerca de 80 milhões de pessoas".

Contributo de: Tatiana, Joana Costa, Carla e Daeniela

1 comentário:

Anónimo disse...

muito maçudo. . .